Esconderijos: a importância de não saberem onde estou!

Muitas vezes ouço nas consultas que a razão pela qual o gato deve ter um guizo na coleira é porque “deste modo sabemos sempre onde está”. Vamos refletir um pouco sobre isto.

Imagine que não está nos seus dias, sente-se mais irritadiça/o e apetece-lhe… vamos mesmo ser sinceros: Não quer ser chateada/o!!! Já lhe aconteceu querer estar sozinha/o, verdade?

O seu gato devido à sua natureza de caçador solitário pode ter esta necessidade várias vezes! Este comportamento deve ser respeitado. Desde que a casa esteja preparada para o gato e, como tal, seja segura, não precisa de saber sempre onde está o seu gato.

Os gatos adoram companhia e estar horas a dormir ao nosso lado ou mesmo literalmente em cima de nós [confirmam?], mas também gostam da sua privacidade.

Nesta rubrica mensal a equipa médica e de enfermagem do Grupo Hospital do Gato vai partilhar, com a comunidade gateira, estratégias e desvendar curiosidades que considera muito úteis ao dia-a-dia dos tutores. De um modo simples e divertido queremos ajudar a aumentar ainda mais os seus conhecimentos felinos. Venha daí.

O que devemos fazer?
» Proporcionar esconderijos, como por exemplo, caixas de cartão. A própria transportadora pode constituir um bom esconderijo. Se conseguir um esconderijo num local alto o seu gato vai adorar.
» Permitir que o seu gato vá para debaixo da cama ou para dentro do guarda-vestidos;
» Retirar o guizo da coleira sempre que ele está em casa.
» Respeitar os momentos de descanso do gato e não o perturbar

Como evitar acidentes?
Devido à sua natureza exploradora, os gatos correm o risco de se aventurarem em locais menos seguros. Cuidado com a máquina de lavar roupa e com os armários que se possam fechar depois do gato entrar. Os esconderijos têm que ser seguros.

Mantenha-se atento
Mas, atenção, embora a necessidade de estar só seja um comportamento normal, se o seu gato muda a rotina para se isolar mais do que é habitual, isto deve ser atendido como um possível desconforto e o gato deve ser observado por um médico veterinário.
Um gato que é respeitado, é um gato mais seguro e mais feliz!

Na próxima DICA, fique a conhecer a caixa de areia de sonho para o seu gato.
Até lá, bons momentos felinos!

Por: Maria João Dinis da Fonseca
Artigo gentilmente cedido pelo Grupo Hospital do Gato

EnglishFrenchPortugueseSpanish