A família vai aumentar! Prepare o seu gato para a chegada do bebé

O nascimento de um bebé é um momento único para toda a família. Mas tudo o que é mudança de rotina, perturba o gato e, como tal, precisa de ser acautelado por parte dos tutores, para que tudo corra bem.

Erradamente, certos comportamentos do gato são apelidados de “ciúmes” quando na realidade o que se passa é que o gato está confuso e perturbado com todas as alterações aos seus hábitos.

Deixo aqui vários conselhos e apesar de ser natural que se sinta preocupada em relação à reação do seu gato, com o devido bom senso vai tudo correr bem.

Antes do nascimento
» O gato não deverá associar a chegada do bebé com perda de território ou de atenção. Assim, no caso de optar por o gato não aceder ao quarto do bebé, deve acostumá-lo com essa limitação ainda durante a gravidez;
» Deixe o gato ouvir choro de bebé bem como as músicas dos brinquedos, de modo a que se vá habituando;
» Coloque o creme do futuro bebé nas suas mãos e inicie uma atividade agradável com o gato, deste modo estabelece uma associação positiva com o cheiro do bebé;
» Enriqueça mais o ambiente. É provável que não vá conseguir dar a mesma atenção ao seu gato, como por exemplo, tê-lo ao colo. Assim para evitar que o seu gato estranhe tanto esse facto, arranje mais camas ou locais agradáveis, como por exemplo, mais uma prateleira junto à janela;
» Tente que as rotinas que o seu gato vai ter, após a chegada do bebé, sejam as mesmas pelo menos 2 meses antes;
» Deixe o seu gato cheirar a caminha do bebé, mas ensine-o que não deve ir lá para dentro. Um truque que pode usar é 2 meses antes deixar, por exemplo, garrafas de plástico vazias dentro da cama, de modo a que o gato associe o berço a uma superfície desagradável e não se sinta tentado a ir lá para dentro;
» Utilize feromonas sintéticas em difusor um mês antes e mantenha-as nos meses seguintes, as feromonas são inócuas para o bebe e vão ajudar o seu gato a sentir mais “paz de espírito”;
» Se o seu gato tem acesso à rua é prudente que evite as saídas durante o primeiro mês de vida do seu bebé, deste modo 2 meses antes o gato deve ser impedido de ir à rua. Caso não seja possível evitar o acesso do gato à rua, deve ter mais cuidado em termos de proximidade do gato ao bebé, porque os gatos são peritos em andar por locais que nós não conhecemos!

Ainda na maternidade
Ainda na maternidade peça para levarem para casa roupa que tenha estado com o bebé. Por exemplo, uma fralda de pano que use propositadamente para este efeito.
Realize este procedimento várias vezes, coloque essas peças de roupa junto a locais que sejam agradáveis ao gato para que estabeleça uma associação positiva. Com esta introdução de cheiros pretendemos que o seu gato conheça o bebé mesmo antes de o ver.

Os primeiros dias em casa
Nos primeiros dias do bebé em casa não os deixe sozinhos. Até perceber que seu gato já não está curioso o melhor é vigiar!
Nunca castigue o seu gato por atitudes que lhe pareçam desajustadas, ao faze-lo o gato vai estabelecer uma associação entre o castigo e o bebé. Prefira o reforço dos comportamentos positivos, ou seja, sempre que o gato se aproxima de um modo tranquilo do bebé recompense-o com festas ou biscoitos.
Continue a deixar peças de roupa com o cheiro do bebé ao acesso do seu gato, em locais tranquilos e agradáveis.

Uns meses mais tarde
Quando o bebé começa a gatinhar é provavelmente a fase mais desafiante. O bebé pode ter tendência para movimentos mais bruscos ou desapropriados (como puxar a cauda) que nem todos os gatos toleram.
Observe as reações do seu gato, se ele for do tipo “quando o aborrecem foge” (a maioria dos gatos), a situação tem tendência a ficar controlada, mas se tem um gato do tipo “respondão” então fique de olho.

Cuidados adicionais
Tenha os esquemas profiláticos de saúde do seu gato em dia, em particular as desparasitações, que como sabe, mesmo em gatos de casa devem ser realizadas pelo menos 4 vezes por ano.
Se por algum motivo o pediatra lhe recomendou cuidados acrescidos com o seu bebé, como por exemplo, ficar mais tempo em casa até poder sair (caso dos bebés prematuros), então o seu gato também deve evitar ir à rua. Estes cuidados mais estritos são só até o pediatra dizer que o bebé pode ir à rua.

As crianças adoram os gatos e com eles apreendem o respeito pelos animais de forma exemplar.Disfrutem e divirtam-se, filmem e fotografem, afinal são tempos únicos!

Em junho a Dica felina será sobre gatos gourmet.
Até lá bons momentos felinos.

Por: Maria João Dinis da Fonseca
Artigo gentilmente cedido pelo Grupo Hospital do Gato

EnglishFrenchPortugueseSpanish