Como posso verificar se o meu gato já está no SIAC?

Já está em vigor o SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia e os donos podem verificar na plataforma se o seu cão ou gato se encontra registado.

Todos os animais que estavam registados no SICAFE e/ou no SIRA foram automaticamente integrados no SIAC, não sendo, por isso, necessário qualquer outro registo.

Para verificar se o seu animal já está registado no SIAC basta introduzir o número do seu transponder/microchip, que é sempre composto por 15 dígitos numéricos, em: www.siac.vet/verificar-registo

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) é a entidade responsável pelo SIAC e todos os cães, gatos e furões têm de ser marcados com transponder/microchip e registados no SIAC.

O SIAC integra a identificação de animais de companhia de forma simplificada e unificada numa única plataforma disponível para todos, desde os Médicos Veterinários aos titulares dos animais de companhia.

A identificação de animais de companhia consiste na marcação do animal de companhia através da implantação de um transponder/microchip (ou de qualquer outro sistema autorizado para a espécie em causa) e no seu registo na plataforma SIAC.

Habitualmente designado por microchip, transponder é um dispositivo passivo de identificação por radiofrequências, reservado a leitura, composto por 15 dígitos numéricos.

A marcação por transponder/microchip e consequente registo na base de dados só podem ser efectuados por um médico veterinário. A implantação do transponder deve ser efetuada no centro da face lateral esquerda do pescoço do animal, após verificação de que o animal não se encontra já marcado por outro dispositivo de identificação.

Após o registo do animal de companhia no SIAC, é automaticamente emitido pelo sistema o DIAC – Documento de Identificação do Animal de Companhia com os os dados constantes do SIAC. Este documento deve acompanhar sempre o animal.

 

Partilhar