Em Reunião de Câmara realizada no dia 12 de março, foi aprovada uma proposta que viabiliza a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Associação Animais de Rua, com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres no concelho, particularmente de gatídeos.
De acordo com o Comunicado, a assinatura deste documento formaliza a intenção do Município em aplicar o Programa CED (captura, esterilização e devolução) em colónias de gatos do concelho de Alcácer do Sal, como forma de gerir da forma mais conveniente a população de gatos errantes.
A assinatura deste protocolo surge devido ao facto de existirem numerosos gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho. Para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos animais, este facto causa problemas aos munícipes, associados à reprodução, ao ruído, aos odores e aos focos de insalubridade.
Quanto à Associação Animais de Rua, esta é uma associação de proteção animal sediada em Portugal que tem como principal objetivo a esterilização de animais carenciados.
A superpopulação de animais de companhia é uma realidade: o número de animais a precisar de um lar é muito superior ao número de famílias dispostas a adotá-los, o que leva a que muitos milhares de animais nasçam e vivam nas ruas, sem acesso a alimentação suficiente ou a cuidados de saúde básicos, acabando muitos deles por morrer de fome, de doença, ou vítimas de maus-tratos.
Fonte: Câmara Municipal de Alcácer do Sal