10 conselhos para um gato saudável e feliz

O gato é um animal com uma personalidade muito característica e independente que determina o seu comportamento e, muitas vezes, a sua saúde.

Nesse sentido, e por ocasião do Dia Internacional do Gato, que se comemorou a 8 de agosto, a Royal Canin partilha uma série de dicas práticas que contribuem para melhorar o bem-estar e a saúde dos gatos.

1. Se é um gatinho, tenha cuidado com a alimentação

As necessidades nutricionais de um gatinho são muito específicas e a alimentação nesta primeira fase da sua vida é crucial. Deve ser desenvolvida especificamente para esta fase particular, em que o sistema digestivo ainda é imaturo e a função cognitiva está ainda a desenvolver-se.

2. Vigiar a ingestão de água

A água é essencial e os gatos podem ter tendência a beber pouco. Dois bons truques são deixar os bebedouros com água fresca espalhados pela casa e optar pela alimentação mista, misturando alimentação seca e húmida.

3. Proteger sempre a casa

Desde que nascem que os gatinhos têm um instinto de caça e brincadeira, o que pode provocar acidentes se a casa não estiver preparada. Proteja os espaços potencialmente perigosos da casa (como as janelas) e retire objetos que se possam partir e causar ferimentos.

4. Marcar visitas periódicas ao veterinário

O gato tende a esconder os sinais de doença e, por isso, é fundamental levá-lo ao médico veterinário pelo menos uma vez por ano, ou mais frequentemente a partir dos 7 anos. Assim pode-se prevenir uma possível doença ou agir atempadamente caso esta já exista.

5. Observar as mudanças de comportamento

Qualquer pequena mudança nas suas rotinas deve ser um sinal para ir ao veterinário. Se ele se mexer menos, parar de comer, se esconder mais, começar a urinar mais ou fora da caixa de areia… não hesite, consulte o seu médico veterinário.

6. Brincar muito

É importante dar-lhes a oportunidade de fazer mais exercício e de expressar o seu comportamento de caça através de brincadeiras. Pode-se utilizar brinquedos, como arranhadores para gatos, ou simplesmente colocar comedouros e bebedouros em diferentes partes da casa para estimular o movimento. Além disso, o jogo fortalece muito o vínculo do tutor com o seu gato.

7. Cuidar da alimentação

É o primeiro passo para a saúde do gato e a alimentação deve ser escolhida tendo em conta as características específicas do animal, tais como a sua idade, raça ou porte, se é esterilizado ou não ou se tem algum problema de saúde. É uma decisão importante, pois uma alimentação equilibrada de acordo com as suas necessidades ajudará a manter o animal em ótimas condições, melhorando a sua saúde e ajudando a prevenir possíveis problemas futuros.

8. Controlar o peso

A obesidade é um problema crescente e tem consequências como a redução da esperança de vida ou o aumento da predisposição para sofrer de determinadas patologias. A pessoa responsável por avaliar o peso saudável é o médico veterinário, por isso solicitar uma consulta de revisão corporal é importante.

9. Educar a partir do primeiro momento

O gato começa a aprender desde o momento em que nasce. É sempre importante ensiná-lo onde é o seu espaço (para dormir, comer ou brincar), onde fica a sua caixa de areia e reforçar o vínculo com ele através de brincadeiras. Reforço positivo e afeto são fundamentais.

10. Aprender a ler a linguagem corporal

Os gatos comunicam de várias formas. É importante ler e compreender a sua linguagem corporal, bem como ouvir os sons que fazem, para saber como se sentem e do que precisam. Dão-nos pistas para sabermos como agir e do que é preciso fazer em determinado momento.

» Se estão calmos – postura ereta, cabeça erguida e leve curvatura da cauda, ronronar suave;
» Confiantes – deitados, cauda estendida, enrolados e barriga exposta;
» Preocupados – agachados, músculos tensos e cauda próxima ao corpo;
» Com medo – costas tensas, arqueadas, cauda inchada e pelos eriçados.

 

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish