17 de fevereiro | Dia Mundial do Gato

Na Europa celebra-se o Dia Mundial do Gato a 17 de fevereiro. O mérito deve-se a uma jornalista italiana amante de gatos, Claudia Angeletti, que em 1990 propôs um referendo aos leitores da revista “Tuttogatto” para elegerem o melhor dia para dedicar a este animal.

Outras datas comemorativas associadas ao Gato!

20 de fevereiro
Conhecido como Dia Internacional do Gato foi criado nos EUA em honra de Socks, o gato “presidencial” da filha de Bill Clinton, que morreu nesta data, em 2009, com 20 anos. Como tal, decidiram-lhe prestar uma homenagem neste dia.

1 de março
Neste dia comemora-se o Dia Nacional do Gato na Rússia.

4 de junho
Dia de Abraçar o seu Gato.

8 de agosto
Também conhecido como Dia Internacional do Gato, este dia foi criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare (IFAW), para celebrar o animal de estimação mais popular do Mundo, em conjunto com outras organizações que lutam pelos direitos dos animais.

17 de agosto
Black Cat Appreciation Day surgiu nos EUA. Traduzido à letra seria algo como “Dia de apreciar o Gato Preto” e pretende promover a adoção de gatos pretos.

27 de outubro
Dia Nacional do Gato Preto, conhecido como National Black Cat Day, foi criado pela Cats Protection, uma Associação de Proteção Animal do Reino Unido, e pretende desmistificar as ideias e superstições associadas aos gatos desta cor e promover a sua adoção.

29 de outubro
Dia Nacional do Gato nos EUA, uma iniciativa de Colleen Paige, especialista em animais de estimação, que criou este dia para promover o bem-estar animal.

17 de novembro
Comemora-se o Gatto Nero Day ou Dia do Gato Preto, fruto de uma iniciativa de uma organização italiana de defesa aos animais, a Aidaa (Associazione Italiana Difesa Animali e Ambiente). A ideia é defender os felinos de perseguições e promover a adoção. O tema da campanha foi “Tutti insieme contro le superstizioni” (Todos juntos contra a superstição).

EnglishFrenchPortugueseSpanish