Preocupado com o bem-estar dos gatos de rua da cidade de Pequim, na China, e com as temperaturas frias que se fazem sentir, Wan Xi, um engenheiro informático que trabalha na empresa de tecnologia Baidu, criou um abrigo inteligente para os felinos, potenciado por inteligência artificial.
Um amante dos animais em geral e de gatos em particular, frequentemente Wan Xi alimentava-os na rua e veio a constatar que apenas 4 em cada 10 sobrevive ao rigor do inverno. Assim, lançou-se na criação deste abrigo “high-tech” com o apoio da Baidu.
No seu interior, a temperatura está estabelecida para 27ºC e a sua porta apenas se abre a gatos mediante reconhecimento facial, que aplica uma inteligência artificial capaz de reconhecer até 174 diferentes tipos de gatos.
Além disso, também pode funcionar como uma clínica veterinária temporária, dispondo para tal de câmaras que podem detetar e reconhecer problemas de saúde que os felinos possam ter, desde estomatites, doenças de pele e lesões externas.
Toda a informação recolhida é atualizada regularmente e os voluntários responsáveis pelos gatos recebem notificações de qualquer alteração registada.