A Austrália pretende abater 2 milhões de gatos até 2020, com o objetivo de proteger a sua vida selvagem!
Segundo o jornal norte-americano “The New York Times” os gatos ocupam cerca de 99% do território australiano e serão responsáveis pela extinção de pelo menos 22 espécies autóctones, entre pequenos roedores, marsupiais e aves autóctones.
Estima-se que existam entre 2 a 6 milhões de gatos selvagens que vagueiam pelo país. Embora alguns pertençam a espécies domésticas, vivem em ambiente selvagem e caçam para sobreviver. As autoridades australianas têm adotado vários métodos neste processo, como veneno, armas de fogo e armadilhas. Alguns dos caçadores usam armas com setas, como as bestas ou arco e flecha.

Fotografia de um caçador retirada da Petição “Stop the inhumane killing of feral cats in Australia”.
Dave Algar, investigador principal do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Oeste Australiano, criou uma salsicha com veneno para eliminar felinos. Com uma mistura de gordura de frango, carne de canguru e condimentada com ervas aromáticas e especiarias, o isco resulta do estudo de Algar, também conhecido como Doutor Morte, às marcas de comida mais atrativas para os felinos.
Em declarações ao jornal australiano “Sydney Morning Herald”, o comissário nacional para as espécies em vias de extinção, Gregory Andrews, disse que os gatos representam a maior ameaça singular às espécies nativas da Austrália. Estima-se que os gatos selvagens matem, por dia, um milhões de aves nativas e 1,7 milhões de répteis na Austrália, disse à CNN um porta-voz do Departamento de Energia e Ambiente da Austrália.
Após longos estudos, os ecologistas conseguiram identificar, e até batizar, os gatos mais mortíferos. Segundo o Instituto real de Tecnologia de Melbourne, cerca de 212 mil gatos selvagem foram abatidos no primeiro ano de vigência do programa, que até 2020 visa abater cerca de dois milhões de felinos.
No estado de Queensland, há um município a oferecer 10 dólares australianos (cerca de 6€) por cada escalpe de gato.
O processo não é pacífico, mesmo entre os australianos. Atualmente existem mais de uma dezena de petições, que já conseguiram angariar perto de 200 mil assinaturas contra este plano australiano.
PETIÇÃO – Stop the inhumane killing of feral cats in Australia
www.change.org/p/embassy-of-australia-stop-the-inhumane-killing-of-feral-cats-in-australia