Três novos rugidos no Jardim Zoológico

Na Semana do Ambiente, o Jardim Zoológico deu as boas-vindas a três novas crias de Leão-africano (Panthera leo).

Com sete meses de idade, os verdadeiros “Reis da savana africana”, dois machos e uma fêmea, convidam os visitantes a visitar o Zoo e a desvendar curiosidades sobre a espécie ao mesmo tempo que participam nas atividades lúdico-pedagógicas que os irão inspirar para a conservação da natureza.

A chegada dos novos membros, aumenta para 10 o número de elementos do clã. As três crias serão amamentadas pela progenitora ao longo de cerca de 2 anos aprendendo com o grupo, por observação e entre brincadeiras, a caçar, camuflar-se e a compreender a hierarquia estabelecida.

De porte majestoso, o Leão-africano é o maior carnívoro do seu continente. O macho é maior e mais pesado do que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade. Ambos os sexos, exibem um tufo de pelos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações que resultam em sonantes rugidos.

Classificada como “Vulnerável” pelo IUCN (International Union for Conservation of Nature), a espécie encontra-se em acentuado declínio no habitat natural, devido à caça ilegal para obtenção de troféus, à fragmentação do habitat e à perseguição e caça levada a cabo por populações locais, pelo que a reprodução em parques como o Jardim Zoológico assume elevada importância.

O Jardim Zoológico convida os visitantes a observar o enriquecimento ambiental que decorrerá na instalação dos leões com um biólogo pelas 10h15.

A atividade “Vamos conhecer as novas crias” é às 10h15 nos dias 5 (4ª feira), 8 (sábado), 9 (domingo) e 10 (2ª feira feriado).

EnglishFrenchPortugueseSpanish