Inaugurada a primeira Câmara Hiperbárica para animais em Portugal

Acaba de ser inaugurada a primeira Câmara Hiperbárica veterinária com capacidade terapêutica, instalada no novo Centro de Reabilitação e Regeneração Animal de Lisboa (CR2AL), situado em Odivelas, esta é a primeira Câmara Hiperbárica (HBOT) totalmente direcionada para medicina veterinária, em Portugal, e a segunda em toda a Europa.

A implementação desta câmara hiperbárica significa uma aposta do CR2AL – centro certificado, pioneiro e internacional na medicina restaurativa e na reabilitação funcional, especialmente para cães e gatos, mas que poderá ser utilizada noutras espécies animais.

A oxigenoterapia hiperbárica consiste na inalação de uma alta dose de oxigénio dentro de uma câmara hiperbárica pressurizada.

Ângela Martins, médica veterinária responsável por este novo projeto e diretora do Hospital Veterinário da Arrábida, realça os benefícios da medicina hiperbárica para a medicina veterinária.

Assim sendo, de modo a especificar a sua utilização prática, a terapêutica hiperbárica (HBOT) pode ser aplicada na inflamação, isquemia e aptose celular do tecido nervoso, com utilidade nos doentes neurológicos (mielopatias degenerativas e vasculares).

A sua utilidade é demonstrada a nível de cicatrização em feridas extensas/infetadas/necrosadas, sendo prescrita no pós-cirúrgico de medicina reconstrutiva, queimaduras profundas, abcessos, entre outros.

Do mesmo modo, aplica-se a osteomielites, disco espondilites, cistites recorrentes, sendo nestes casos como terapêutica adjuvante. Tem um papel fundamental ainda, em quadros de anemia não regenerativa, insuficiência renal crónica em cães e gatos, hipoplasias medulares, entre outras.

Por fim, tem uma ação, também, na medicina de urgências em quadros de abdómen agudo, especificamente pancreatites no cão e gato.

Atualmente existem apenas dois equipamentos em toda a Europa, estando o outro instalado no Reino Unido, no Fitz Patrick Referrals, centro bastante reconhecido pela sua ligação ao programa televisivo do médico veterinário Noel Fitzpatrick, apelidado de veterinário “biónico”.

EnglishFrenchPortugueseSpanish