ONDAID lança campanha de prevenção de Golpe de Calor

Com a colaboração de várias associações de proteção animal e autarquias locais, o ONDAID – Observatório Nacional para a Defesa dos Animais lançou uma campanha de prevenção com o objetivo de alertar os detentores de animais de companhia, em especial de cães, para os perigos decorrentes do encerramento de animais em veículos automóveis.

Todos os anos, animais morrem ou ficam com graves sequelas, consequência dos golpes de calor a que são sujeitos, sendo uma das causas de morte mais comum nos animais de estimação no verão.

Continua a ser prática comum em Portugal os tutores deixarem os seus  animais de estimação encerrados em automóveis enquanto tratam de atividades diárias, sem terem consciência que colocam a vida e a saúde dos animais em risco.

Mesmo em dias em que a temperatura esteja mais amena ou em situações em que o encerramento do animal tenha uma curta duração, o risco pode persistir.

Com uma temperatura exterior de 21°C, em apenas 10 minutos a temperatura interior de um carro exposto à luz do sol pode subir 11°C. Em 20 minutos, pode subir 16°C. Ao fim de uma hora, o interior do automóvel pode chegar aos 82°C.

Um golpe de calor (insolação ou hipertermia) leva a que a temperatura corporal do animal aumente acima do normal, uma vez que ao contrário dos humanos que conseguem transpirar através da pele, os cães e os gatos não transpiram, antes desencadeando um processo de arrefecimento corporal através da respiração (arfar) e das almofadas plantares.

Mesmo que as janelas dos veículos se encontrem abertas, a quantidade de ar circulante pode não ser suficiente para que o animal consiga respirar satisfatoriamente e equilibrar a sua temperatura corporal.

Ao atingirem a temperatura de 41°C a probabilidade dos animais em carros fechados entrarem em hipertermia aumenta, o que leva à falência de múltiplos órgãos e à morte.

São vários os sinais clínicos que evidenciam um golpe de calor: respiração ofegante, salivação excessiva, pele muito quente, batimento cardíaco acelerado, falta de reação, vómito, diarreia, descoordenação e tremores.

O golpe de calor é uma urgência médica e sempre que o animal sobreviva deve ser encaminhado de imediato ao médico veterinário para avaliação.

EnglishFrenchPortugueseSpanish