A nova Casa dos Gatos chega hoje à Quinta Pedagógica de Braga, local escolhido para o segundo abrigo para gatos.
O espaço recebe centenas de crianças anualmente e tem, neste momento, a decorrer as férias para os mais novos. Este abrigo será para os cerca de 10 gatos que habitam a Quinta. A oferta parte da Associação Abandoned Pets e dos lucros angariados no S. João Vegan, organizado pelo movimento Braga para Todos.
“A Quinta Pedagógica é um espaço de conhecimento empírico, onde os mais novos podem conhecer animais, plantas, flores, mesmo aprender a respeitar os animais e a natureza, e isso prende-se com uma mensagem essencial para passar aos mais novos. O facto também deste espaço ter cerca de 10 gatos torna-se o local perfeito para ter um abrigo, que até já sugerimos ser decorado pelos mais jovens, a par da realização de ações de sensibilização sempre que for necessário”, salienta o Braga para Todos.
“Desde a instalação da primeira casa no jardim da Junta de Freguesia de S. Victor que temos recebido muitos apelos e questões sobre a mudança dos gatos para lá, porque sendo o gato um animal territorial, há pessoas que questionam se eles vão mesmo para o abrigo, e a resposta é sim, face ao conforto, segurança e alimentação que passa a ser feita no interior”, acrescentou a associação.
Sobre a colocação de mais abrigos, o Braga para Todos afirma que depende da autorização da Câmara Municipal.
“Braga tem o CED ainda no início do segundo ano e há muito trabalho prioritário, porque o mais importante é controlar a natalidade e só depois fará sentido colocar abrigos em locais públicos. Porém, não podem ficar em locais onde não sejam bem-vindos, por isso, o começar por locais privados acaba por ser a melhor solução para testar e provar que é uma mais-valia, seja pela colocação de alimento e pelo bem-estar animal, como também pela questão de saúde pública”, concluiu.
Fonte: Braga TV