A Câmara Municipal da Moita instalou mais dois abrigos para gatos e painéis informativos com as regras relativas à alimentação destes animais, na Moita e em Alhos Vedros.
Depois da experiência piloto, no ano transato, com a instalação de um abrigo no Parque da Zona Ribeirinha, na Baixa da Banheira, este projeto está agora a ser alargado a outros locais onde estão identificadas colónias de gatos de rua ou “silvestres”, georreferenciadas pela Câmara Municipal.
A Câmara da Moita desenvolve, há já vários anos, diversas iniciativas no que respeita ao bem-estar animal, com ações de incentivo à adoção de animais abandonados e, mais recentemente, através do projeto CED – Capturar, Esterilizar e Devolver.
Nos últimos quatro anos, um grupo informal de voluntários do concelho tem vindo a intervir junto das colónias de gatos numerosas ou problemáticas que vivem na rua, com o objetivo de controlar a sua população, mantendo-a saudável. O projeto CED desdobra-se ainda no apoio e sensibilização dos tratadores dos gatos de rua, sobretudo no que respeita à importância da remoção dos restos de alimentos.
Os resultados do CED são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia, cuja existência desempenha um importante papel no controlo das pragas urbanas de roedores.
Fonte: Câmara Municipal da Moita