Vila Franca de Xira vai ter cuidadores das 95 colónias de gatos

Apesar de ser proibido alimentar animais abandonados no concelho de Vila Franca de Xira, vai ser criada uma excepção para as colónias de gatos que estejam sinalizadas pelo Serviço Médico Veterinário Municipal, criando-se a figura de cuidadores que passam a ficar responsáveis por alimentar os animais.

A novidade foi dada pelo presidente do município, Alberto Mesquita, durante a aprovação, por unanimidade, do projecto de criação de um novo regulamento municipal de higiene e limpeza pública do município, que vai estar em discussão pública. Este vem substituir o regulamento de 1992, que está desactualizado.

A ideia passa por permitir que os cidadãos que já alimentam as colónias de gatos possam fazê-lo de forma oficial, em articulação com o município, ficando as pessoas responsáveis não apenas por alimentar os animais mas também por limpar os espaços onde estes comem e sinalizar animais que possam ser portadores de doenças.

O serviço veterinário tem sinalizado no concelho 95 colónias de gatos, já tendo sido esterilizadas as gatas de 45 dessas colónias.

Alberto Mesquita refere que esta é uma solução que promove o bem da maioria, tornando “as pessoas mais responsáveis”. O princípio fundamental do novo regulamento é despertar mudanças de atitudes na comunidade e a adopção de comportamentos cívicos dos cidadãos orientados para a higiene pública.

Carlos Patrão, do Bloco de Esquerda, defendeu que os serviços da câmara possam também ter uma atitude de maior proximidade com quem alimenta os animais de rua, lembrando os problemas que decorrem da comida a estragar-se em espaços públicos, que chama ratos e baratas.

Nuno Libório, da CDU, lembrou que as colónias de gatos são muitas vezes foco de conflitos entre vizinhos, realçando que tem de haver regras e que quem alimenta gatos abandonados não o pode fazer colocando em causa a saúde pública.

Fonte: O Mirante

EnglishFrenchPortugueseSpanish