Sintra | Mulher esconde 100 gatos em casa devoluta

Os militares da GNR de Colares, em Sintra, foram chamados por duas amigas a uma casa devoluta e, à chegada, depararam-se com mais de uma centena de gatos escondidos em caixas transportadoras, empilhadas e em más condições.

O local é descrito como um cemitério de gatos a céu aberto, com animais enjaulados e a pão e água. Os gatos que não estavam enjaulados comiam pão e bebiam água do chão. Os outros, acabavam por morrer, doentes, dentro das caixas transportadoras tapadas por cobertores.

De acordo com a notícia publicada pelo Correio da Manhã, o alerta foi dado por duas amigas que tinham entregue o seu gato, Timon, à dona da casa, no dia anterior. Quando as duas mulheres “a tentaram voltar a contactar, a mulher não mais atendeu as chamadas”, tendo constado depois que na internet havia vários relatos semelhantes.

“De acordo com as autoridades, a moradora tinha por hábito adotar animais em plataformas de venda online e, quando os tinha na sua posse, evitava contacto com os antigos donos”.

O canil de Sintra conseguiu recolher 13 gatos e o IRA cerca de 26. A dona de Timon conseguiu resgatá-lo. “Os animais salvos pelo canil foram encaminhados para a associação EntreGatos”, garantiu fonte da Câmara de Sintra.

O Correio da Manhã noticiou ainda que “quando o canil se dirigiu novamente à casa para recolher os restantes animais, estes já não se encontravam no local”.

Fonte próxima do processo explicou ao Correio da Manhã que a mulher sofre de “Síndrome de Noé”, uma perturbação mental que leva à acumulação compulsiva de animais em casa.

Fonte: Correio da Manhã

EnglishFrenchPortugueseSpanish