Loures | Taxa de adoção no CROA duplica em 2019

Até 11 de dezembro, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Loures (CROAL), sedeado no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA), entregou para adoção 111 animais de estimação, valor que duplicou os 53 adotados em 2018.

A taxa de adoção no CROAL aumentou 100% num ano, face ao número de adoções realizadas em 2018. Esta evolução resulta da implementação de uma política de incentivo e promoção de adoções responsáveis levada a cabo pela Câmara Municipal de Loures, com a oferta dos serviços de esterilização, vacinação, chipagem e formação para adotantes, bem como da sistematização de um programa regular de ações descentralizadas de campanhas de adoção, junto de grandes eventos públicos e da rede de parques municipais.

Em 2019 foram realizadas 24 ações descentralizadas de adoção e sensibilização e recolhidos 254 animais errantes, número que aumentou, até ao momento, em cerca de 35% face ao ano anterior (191 animais). Esta subida deveu-se não só ao aumento da taxa de adoção dos animais detidos, mas também das capacidades de acolhimento e operacional.

Em 2019, duplicaram também os recursos humanos operacionais, com a entrada de quatro novos trabalhadores. Em 2020 ficará concluído o concurso de admissão de um médico e de um enfermeiro veterinários, assim como a abertura de um concurso para admissão de quatro novos técnicos superiores, dois assistentes técnicos e dois operacionais.

No que respeita a capacitação de infraestruturas, que representa um investimento municipal total de 220 mil euros, foi alargada, em 50%, a capacidade de alojamento para canídeos e instalada uma sala de cirurgia/esterilização, totalmente equipada, que estará plenamente operacional em janeiro do próximo ano. Em fase de conclusão está também a construção da nova valência de gatil, bem como de parques exteriores. A remodelação do posto de vacinação em Loures já está concluída.

Previsto para 2020 está a conclusão do trabalho de análise e projeto para a construção de um novo CROAL, cujo programa funcional também já está concluído nos serviços.

Para cobrir algumas necessidades municipais no âmbito da proteção animal, o Município de Loures celebrou protocolos de colaboração com diversas instituições, nomeadamente, com a Universidade Lusófona e a SOS Animal, que visam assegurar serviços veterinários urgentes, 24 horas por dia, incluindo fins de semana, para animais à guarda da Autarquia, ou sinistrados na via pública, assegurados por convénio com as referidas instituições.

A colaboração com a Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental visa o combate ao abandono de animais que se encontram a cargo de famílias carenciadas.

O protocolo com a Associação CLICK Positivo tem como grande objetivo a realização de formações, destinadas aos funcionários do CROAL, ações de informação e sensibilização, e ainda a realização de um evento anual.

As atuais parcerias irão manter-se em 2020, com vista ainda à celebração de novos protocolos, estando o enfoque na dinamização do programa CED, no estímulo à adoção e reforço das ações e iniciativas de sensibilização pública.

No decorrer do presente ano, foi criado o portal Animais de estimação, no Sítio do Município, permitindo aos munícipes a utilização sistemática das ferramentas de comunicação digital para divulgação de ações e campanhas de adoção.

A Câmara Municipal de Loures desenvolveu também um projeto de voluntariado – 4 Patas a Mexer –, inserido no Banco Local de Voluntariado de Loures, onde os voluntários podem passear os animais do CROAL, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua condição física, dos seus hábitos comportamentais e de socialização, assim como para o processo de adoção.

No dia 11 de dezembro, o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares e Paulo Piteira, respetivamente, visitaram o Centro de Recolha Oficial de Loures, visita esta que foi acompanhada pela chefe da Unidade de Serviços de Veterinário Municipal, Vanessa Grima, e teve como objetivo acompanhar a evolução das obras do CROAL, nomeadamente, da sala de cirurgia/esterilização e do futuro gatil.

No mesmo dia, os autarcas tiveram oportunidade de assistir à adoção do mais recente animal, tendo sido entregue à nova adotante um kit básico de adoção, composto por trela, coleira, caderneta sanitária, malga, brinquedo, escova, produtos de higiene e informações úteis ao bom cuidado dos animais adotados, que passará a ser entregue a todos os adotantes.

Fonte: Câmara Municipal de Loures

 

 

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish