Entroncamento | Município assina Protocolo com Associação Abraços de 4 Patas

O Município do Entroncamento está fortemente motivado na promoção de políticas de apoio a atividades de natureza social, que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como na promoção de medidas adequadas à salvaguarda do bem-estar animal e nesse âmbito foi assinado o Protocolo de Colaboração com a Associação “Abraços de 4 Patas”.

Este Protocolo, assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e pela Presidente da Associação, Susana Correia, visa implementar o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) no concelho do Entroncamento.

A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, em várias zonas da cidade, para além de serem prejudiciais ao seu próprio bem-estar, podem ainda causar problemas no espaço público, nomeadamente, associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos.

O Município entende ser adequado desenvolver um programa CED, que consiste na captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem.

Trata-se de um método de reconhecida eficácia no controlo de colónias de gatos e de redução da população felina silvestre.

O programa CED exige recursos humanos no terreno e a Associação “Abraços de Quatro Patas” é especialmente vocacionada para esta atividade.

As campanhas a desenvolver no âmbito do programa CED devem obedecer aos requisitos definidos na Portaria 146/2017 de 26/04, respeitar as regras definidas pelo médico veterinário do Município do Entroncamento e garantir a articulação com o CRO do Município do Entroncamento (Canil e Gatil de Torres Novas, Alcanena, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha).

Fonte: Câmara Municipal do Entrocamento