A Câmara Municipal de Cinfães, no âmbito da campanha “Adote! Não abandone!”, já apoiou perto de 400 processos de adoção de animais (cães e gatos) abandonados no Concelho.
A campanha iniciou em março de 2019 e até à data já foram gastos mais de 25 mil euros.
Os cinfanenses que adotem um animal recebem como apoio a esterilização, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica (microchip). O Município oferece ainda alimentação para 30 dias, a desparasitação interna e externa e outros cuidados de saúde, nomeadamente, o tratamento de dermatites provocadas por ácaros da sarna e picada de pulga.
A Câmara Municipal prestou também cuidados de saúde e bem-estar aos animais sob responsabilidade da AAPARC – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais em Risco de Cinfães, nomeadamente, a prestação de consulta médica veterinária; a desparasitação; a vacinação; a identificação eletrónica e o registo no Sistema de Identificação e Recuperação Animal e no Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos.
Além destes apoios, a Autarquia Cinfanense tem vindo a fornecer, mensalmente, a alimentação para os animais que se encontram no espaço de acolhimento, cedido de forma temporária pela Junta de Freguesia de S. Cristóvão e pelo Município de Cinfães à AAPARC. Os artigos de higiene e limpeza também têm sido assegurados pelo Município. Um apoio que se traduz numa verba que, desde setembro de 2018 até à data, ronda os 7.500 euros.
De salientar que, ainda nesta matéria, está em fase final de obra, o Centro de Recolha de Animais de estimação (CROA) que está a ser construído, em conjunto, pelos municípios de Cinfães e Castelo de Paiva.