Programa de Proteção Animal chega a 1.500 alunos da Grande Lisboa

No ano letivo de 2019/2020, o Programa de Formação e Sensibilização em Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal da Associação São Francisco de Assis – Cascais (SFA Cascais) conseguiu abranger cerca de 1.500 alunos de 15 escolas públicas e privadas de Cascais, Oeiras, Lisboa, Sintra e Setúbal.

Desde 2016 que estas ações têm vindo a ser incluídas no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA), da Empresa Municipal Cascais Ambiente, reforçando assim o trabalho direto nas escolas, realizado pelo Gabinete de Formação, Sensibilização e Educação em Saúde, Proteção e Bem-estar Animal da SFA Cascais Cascais, que nos últimos três anos conseguiu chegar a cerca de 4.000 crianças e jovens do concelho de Cascais.

Este programa tem contado com o trabalho dos professores e das escolas, através das disciplinas de Área de Projeto e de Cidadania, entre outras, para envolver os alunos e incluir o tema da Proteção e Bem-estar Animal nos seus Projetos Educativos.

Através de jogos, trabalhos de grupo e dinâmicas próprias, a SFA Cascais procura sensibilizar a camada mais jovem da população, intervindo diretamente na comunidade escolar.

“Estamos conscientes que a educação não se faz apenas por decreto-lei, mas sim junto das escolas. É importante sensibilizar as crianças e os jovens de hoje, os homens e mulheres de amanhã, desde cedo para a proteção e o bem-estar animal. Só assim conseguiremos contribuir para uma sociedade mais consciente e mais responsável também nestas matérias.”, afirma João Salgado, Vice-Presidente Executivo da Associação.

A Associação São Francisco de Assis – Cascais (SFA Cascais) é uma entidade participada pelo município, que tem como objetivo proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos.