Setúbal | Ação esterilizou 29 gatos de rua

A Câmara Municipal de Setúbal recolheu, em vários pontos do concelho, para esterilização, cerca de três dezenas de gatos de rua, nos dias 4 e 5 de outubro, numa iniciativa realizada no âmbito do Dia Mundial do Animail.

O workshop teórico-técnico Gatos CED – Captura, Esterilização e Devolução, para partilha de conhecimentos no que respeita ao controlo do número de gatos de rua, vigilância clínica e redução de riscos para a saúde pública, contou com a colaboração de funcionários municipais e voluntários, incluindo técnicos da Clínica Patas e Penas, que recolheram 34 espécimes, no dia 4, em colónias existentes em Praias do Sado, Grelhal e Vale da Rasca.

Os animais foram encaminhados para o CROAC – Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia, em Poçoilos, local onde, ontem de manhã, 29 dos 34 gatos recolhidos das ruas foram esterilizados e desparasitados por três veterinários com a ajuda de três cuidadores de animais, todos eles voluntários.

A ação, que contou com a supervisão da vereadora do Ambiente do município, Carla Guerreiro, incluiu, igualmente, a colocação de chip de identificação nos animais, que vão ser devolvidos no dia 7 de outubro às respetivas colónias de onde foram temporariamente retirados.

Os restantes cinco gatos, uma vez que ainda são bebés, permanecem em acompanhamento no CROAC e serão mais tarde encaminhados para adoção, após a devida quarentena.