Vizela | Foi aprovado o apoio à construção do Canil Municipal

Integrado no programa Vizela ProAnimal, na sequência da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, e no seguimento da candidatura apresentada ao Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos centros de recolha oficial de animais de companhia, a Câmara Municipal de Vizela informa que a candidatura apresentada ao programa estatal foi contemplada.

De relembrar que, em janeiro de 2019, esta candidatura da Câmara Municipal não foi contemplada, tendo na altura, a Câmara Municipal decidido avançar para a construção da obra e assumido o custo total da mesma, tendo em atenção que a proteção animal é uma situação que muito preocupa a Autarquia.

Contudo, e fruto da insistência da Autarquia na importância da aprovação desta candidatura, a mesma foi agora contemplada, de acordo com o Despacho n.º10285/2020 da Secretária de Estado do Orçamento e dos Secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo sido atribuído um apoio de 50.000,00€.

De destacar que o Canil Municipal é um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA e deverá estar concluído em breve, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município.

O edifício é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena, num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda um espaço de recreio.

 

Partilhar