Baião vai apoiar famílias carenciadas na esterilização de cães e de gatos

A Câmara Municipal de Baião está a iniciar uma campanha massiva de esterilização de cães e de gatos das famílias baionenses.

Numa primeira fase serão abrangidos os animais de famílias (ou de pessoas que vivam sozinhas) com maiores carências económicas ou que sejam beneficiárias de apoios sociais.

Quem preencher estas condições e pretenda beneficiar da campanha, deve fazer a sua pré-inscrição entre os dias 8 de março e 8 de abril, junto do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal de Baião. Os atendimentos deverão ser agendados previamente através do número de telefone: 255 541 390.

Veja AQUI mais informações sobre a campanha e sobre a esterilização.

Para além da esterilização, os animais serão identificados eletronicamente (colocação de microchip), o que ajudará na identificação do animal em caso de perda ou de roubo. Este custo será igualmente suportado pela autarquia baionense.

Em paralelo, reforçar-se-á a campanha de esterilização de animais errantes do concelho, havendo ainda a possibilidade de estender esta campanha aos animais de companhia de outras famílias baionenses que pretendam ser apoiadas, em função da disponibilidade orçamental.
A esterilização é um processo indolor e que não prejudica a saúde do animal.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Ribeiro, explica que esta medida visa “promover a saúde pública, evitando o crescimento descontrolado da população animal, o que pode originar acidentes, doenças e uma má qualidade de vida para os animais”.

O autarca baionense explica que a par com esta medida, pretende-se estimular a adoção responsável de animais à guarda do Abrigo Animal de Baião. Para esse efeito foram enviados para casa dos baionenses informações acerca dos benefícios da esterilização animal, onde constam também os contactos indicados para a adoção.

Está em curso a construção do Centro de Recolha Oficial Animal de Baião/Resende, cujas obras têm um prazo de execução de 360 dias, e vai ter capacidade para 120 cães e 36 gatos.

EnglishFrenchPortugueseSpanish