Castelo Branco instala abrigos para gatos

A Câmara de Castelo Branco está a construir abrigos para gatos que vão ser colocados junto às colónias de felídeos já registadas, no âmbito do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) em curso desde 2020.

“Além de destacar o excelente trabalho que o Centro de Recolha Animal tem levado a cabo, quero salientar as várias campanhas de promoção de uma adoção responsável, bem como o registo de colónias de gatos, fazendo o seu acompanhamento e assumindo o custo com a alimentação destas colónias”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco.

José Augusto Alves explicou que, em 2020, o município iniciou o programa CED, que sinalizou 28 colónias de gatos na cidade de Castelo Branco e em várias freguesias do concelho.

Este programa destina-se a manter no local a população felina, evitando a sua reprodução descontrolada através de esterilizações dos machos e fêmeas.

“Estamos ainda a construir abrigos para gatos, que serão colocados junto às colónias, sempre com o foco ambiental e de salvaguardar a saúde pública”, refere o autarca.

As colónias são acompanhadas e monitorizadas através das suas tutoras, que responsáveis no local pelo acompanhamento dos gatos.

O autarca sublinha que, deste modo, tenta-se manter os animais longe de locais mais populacionais, com o fornecimento de abrigos e alimentos secos (ração) em quantidade reduzida, diminuindo os inconvenientes da sua presença.

José Augusto Alves refere ainda que o município de Castelo Branco, através do CROA, tem desenvolvido um conjunto de iniciativas para a promoção do bem-estar dos animais de companhia abandonados.

“Quero salientar as várias campanhas de promoção de uma adoção responsável, bem como o registo de colónias de gatos, fazendo o seu acompanhamento e assumindo o custo com a alimentação destas colónias”, conclui.

EnglishFrenchPortugueseSpanish