O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal está a ser beneficiado em nova fase de obras que dá continuidade à ampliação e melhoria das condições de conforto e higiene de animais acolhidos naquele equipamento municipal.
Este projeto de ampliação e requalificação liderado pela Câmara Municipal de Setúbal, a decorrer desde o final de 2019, prossegue na segunda fase de intervenções, com conclusão prevista durante o primeiro semestre.
A instalação de um novo recinto para alojamento em grupo, com uma capacidade total para cerca de 80 animais, é uma das principais ações desta operação, em curso, orçada em mais de 110 mil euros.
A nova área do CROAC fica organizada em 14 parcelas vedadas, designadas de parques, com 70 m2, para grupos de 4 a seis animais, e equipadas com bebedouros automáticos e comedouros em calha.
Estes parques individuais dispõem de espaços vedados para atividade física, área de ensombramento e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com 10 m2, para abrigo e pernoita dos animais.
O agrupamento dos cães nesta nova valência do canil é feito em função do porte e faixa etária dos animais, os quais estão esterilizados, vacinados, desparasitados e disponíveis para adoção.
Os parques deste novo recinto para alojamento em grupo estão posicionados em ambos os lados – 7 em cada lado – de um espaço central/logradouro com diversas utilizações.
Este espaço, no qual são plantadas árvores para ensombramento e instalados equipamentos fixos de lazer, proporciona a interação entre visitantes e animais e pode funcionar como área para exercício físico dos cães.
A zona central do recinto para alojamento em grupo vai dispor ainda de dois acessos distintos, um dos quais pedonal e rodoviário, exclusivo para as equipas de manutenção, outro destinado a visitantes.
As obras em curso contemplam também a requalificação do atual pavilhão de alojamento dos animais, o qual recebe, numa área adjacente, um novo parque exterior, vedado, direcionado para o exercício.
É igualmente reabilitado um edifício existente no equipamento municipal, o qual terá funções polivalentes, nomeadamente com a instalação de um pombal, de uma zona de alojamento de gatos e serviços de apoio.
Acresce a este projeto de ampliação do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal a requalificação paisagística de todo o espaço, tornando-o mais sustentável e atrativo.
Assim, são recuperadas as funções ecológicas e de biodiversidade deste espaço com o reforço da estrutura arbórea, através da plantação de árvores na entrada e nas envolventes do recinto de alojamento em grupo e do atual canil.
Com esta solução, complementar ao prado naturalizado do CROAC, é garantida a dupla função de ensombramento e de melhoria das condições de conforto bioclimático para os animais, visitantes e funcionários.
Nesta área de intervenção, a obra engloba ainda a requalificação dos acessos pedonais e rodoviários, a criação de valas de drenagem e a estabilização de áreas de pavimento degradadas por erosão superficial.
O equipamento já dispõe de um bloco cirúrgico que possibilita uma rápida e eficiente esterilização de cães e gatos, uma sala de vacinação e de isolamento, áreas de apoio e administrativas.
Com a ampliação e beneficiação do CROAC, instalado junto do Parque Municipal de Poçoilos, a autarquia prossegue a estratégia implementada nos últimos anos para apoio aos animais e que dá resposta às obrigações legais em vigor.
Além do aumento da capacidade de resposta do equipamento, é promovido um conjunto de novas soluções para o alojamento, em conformidade com o novo paradigma do bem-estar animal.
O incremento das condições de interação entre visitantes e os animais, com o intuito de promover a sociabilização e o aumento da taxa de adoção, são também fomentados neste investimento camarário.