O 1º abrigo para gatos de Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco inaugurou na sexta-feira passada, dia 25 de Junho, o primeiro abrigo para gatos, no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), no parque de estacionamento da Rua Cadetes de Toledo.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de controlo de colónias de gatos, desenvolvida pela autarquia, em articulação com o Centro de Recolha Animal.

Nesta primeira fase serão colocados no concelho dez abrigos, oito em Castelo Branco, um na freguesia de Alcains e um na freguesia de S. Vicente da Beira.

O município vai ainda distribuir alimentação, junto das tutoras das 29 colónias existentes no concelho, e fomentar a adoção responsável de cães e gatos.

A autarquia está ainda a levar a cabo um trabalho de esterilização de animais, numa parceria com o Centro de Zoonozes da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

As colónias já identificadas no concelho têm um total de 380 gatos. No último ano, foram capturados 293 para serem esterilizados e devolvidos às respetivas colónias. Durante esse tempo, foram adotados 91 animais.

O Centro de Recolha Animal permitiu também a adoção de 158 cães. Foram recolhidos 232, tendo sido restituídos aos donos 54 cães.