Laurentina Pedroso toma posse como Provedora dos Animais

Laurentina Pedroso, ex-bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, tomou posse a 16 de julho, como Provedora do Animal, no Ministério do Ambiente e Ação Climática.

O Ministro do Ambiente, que participou por videoconferência, escolheu a ex-bastonária dos Veterinários, Laurentina Pedroso, para o cargo, que tem como missão garantir a defesa e a promoção do bem-estar animal, promovendo uma atuação mais eficaz e coordenada do Estado.

A Professora dirige a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona e também foi diretora executiva da Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes.

A Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Dra. Susana Pombo, esteve presente na Cerimónia de tomada de posse.

Também participou remotamente a Ministra da Agricultura, que realçou que “a Provedora deve funcionar como um elo de ligação entre a sociedade e os poderes públicos, atuando de forma cooperante com as partes interessadas” e que “o bem-estar animal foi um dos principais temas da #PPUE. Destaque-se o trabalho desenvolvido na revisão da legislação relativa ao transporte marítimo, bem como no âmbito da criação de um rótulo europeu para alimentos produzidos segundo os mais elevados padrões de bem-estar animal”

O estatuto do Provedor do Animal estava previsto no Programa do Governo e inscrito na Lei do Orçamento do Estado para 2021.

O Conselho de Ministros aprovou a criação do Provedor do Animal, a 25 de março, que ficará sob a direção conjunta da Ministra da Agricultura e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Surge na sequência da transferência de competências em matéria do bem-estar dos animais de companhia para o Ministério do Ambiente. Mantendo-se a DGAV como a Autoridade Sanitária Veterinária Nacional.

ARTIGOS RELACIONADOS
» Governo cria Provedor do Animal
» Laurentina Pedroso vai ser Provedora do Animal no Ministério do Ambiente