A GNR resgatou um gato ferido e preso numa armadilha em Pinhel. A armadilha em questão é um meio de caça não permitido, pelo que a sua utilização é expressamente proibida, tendo sido apreendida.
O resgate foi efetuado pelo Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Proteção Ambiental (NPA) da Guarda, no dia 30 de maio, no concelho de Pinhel.
Na sequência de um alerta a informar que teria sido encontrado um gato ferido e preso numa armadilha, num terreno contiguo ao aglomerado populacional, os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde localizaram e resgataram o gato.
Após diligências feitas no local, foi possível libertar o animal da armadilha e proceder de imediato ao seu encaminhamento para tratamento médico veterinário.
A armadilha em questão é um meio de caça não permitido, pelo que a sua utilização é expressamente proibida, tendo sido apreendida.
O resgate do animal contou ainda com a colaboração da QOASMI – Associação de Proteção Animal da Cidade da Guarda.
No seguimento da ação foi instaurado um processo crime por utilização de meios de caça não permitidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Pinhel.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.