Governo dos Açores aprova subsídio para transporte interilhas de animais de companhia doentes

O Conselho do Governo dos Açores reuniu ontem, 1 de setembro, em Ponta Delgada, e deliberou entre outras coisas a criação de um subsídio para transporte interilhas de animais de companhia doentes.

No comunicado é explicado que dada a natureza arquipelágica e ultraperiférica da Região Autónoma dos Açores, existem algumas limitações, nomeadamente ao nível de serviços de diagnóstico e de tratamento mais complexos, os quais não se encontram disponíveis em muitas das ilhas do arquipélago.

Facto que obriga a que os titulares dos animais de companhia doentes suportem os custos com as deslocações dos mesmos, por via aérea, somados aos custos decorrentes dos tratamentos médicos cujos profissionais médicos veterinários reputem como essenciais.

Assim, o Governo dos Açores criou um subsídio para transporte interilhas de animais de companhia doentes, independentemente do aeródromo ou aeroporto de origem e de destino, por motivos médicos devidamente comprovados.

O subsídio é fixado em 50% do montante final do preço cobrado pela concessionária do serviço de transporte aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores.

Uma medida que reflete a crescente importância atribuída à causa dos animais de companhia.

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish