O Parque de Exposições de Aveiro vai ser o palco do Mediterranean Winner Show 2022, organizado pelo Clube Português de Felinicultura, onde vão estar presentes exemplares de diversas raças.
Conversámos com João Noronha, presidente do Clube Português de Felinicultura (CPF), para sabermos mais pormenores sobre este grande evento de felinicultura.
O que é o Clube Português de Felinicultura?
Fundado em 1985, o Clube Português de Felinicultura, é o fundador e detentor do Livro de Origens Português (LOP) e tem como objetivo principal, e de acordo com os seus estatutos, a proteção e divulgação das diferentes raças de gatos.
Tem por objetivo orientar e estabelecer regras para o melhoramento da criação de “gatos” fomentando o apuramento das diversas raças, divulgando-as no seu todo, quer morfológico, quer temperamental.
O CPF já organizou duas Exposições Felinas Mundiais e um Mediterranean Winner Show, que balanço faz destes eventos?
O CPF organizou a 6.ª Exposição Felina Mundial em 1995 e a 19.ª Exposição Felina Mundial 2008. Em 2018, organizou o 3.º Mediterranean Winner Show.
A forte participação de expositores pertencentes a Clubes de outros países permitiu a introdução no nosso país e a divulgação ao público em geral de raças ainda não existentes nem divulgadas em Portugal.
O próximo grande evento é já nos dias 24 e 25 de setembro, o Mediterranean Winner Show 2022, no Parque de Exposições de Aveiro. Com que pode contar o público?
A realização do 6.º Mediterranean Winner Show vai possibilitar ao público ver exemplares de diversas raças e dos melhores criadores tanto a nível nacional como estrangeiro.
Quais as expetativas do CPF?
Apostamos muito numa Exposição com uma apresentação digna deste tipo de evento e esperamos uma grande afluência de público
Que raças estão inscritas e quantos exemplares vão estar a competir no total?
Estão presentes 170 exemplares de 20 raças diferentes.
As raças presentes são: Exótico, Persa, Ragdoll, American Curl, Maine Coon, Neva Masquerade, Bosques da Noruega, Bengal, British pelo longo, Bristish pelo curto, Burmês, Ocicat, Abissínio, Somali, Siamês, Cornish Rex, Devon Rex, Oriental, Azul Russo e Sphynx.
Vindos de que países?
Os países participantes são: Brasil, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Itália, Letónia, Noruega, Portugal, Suécia e Ucrânia.
Está em disputa um título especial?
Nesta exposição serão eleitos os 26 novos campeões Mediterranean Winner 2022. Estes estão divididos nos 4 grupos de raças e em macho/fêmea Classe Campeonato, macho/fêmea Neutro, Juniores (dos 7 aos 10 meses) e Jovens (dos 4 aos 7 meses).
Para quem está de fora e vai assistir como público, como é a dinâmica de uma Exposição Felina, nomeadamente, deste evento?
No sábado, após a cerimónia de abertura, que decorre às 10h30, todos os exemplares serão julgados pelos juízes que vão nomear os melhores exemplares para as finais.
No domingo iremos ter as várias finais, os chamados Best in Show (BIS). De manhã, o BIS Categoria 4 (10h30) e Categoria 2 (11h30). Da parte da tarde, o BIS Categoria 3 (14h30) e Categoria 1 (15h30).
Pode dar-nos a conhecer os juízes que vão estar presentes a avaliar os exemplares em competição?
Alexey Shchukin (Países Baixos) – julga todas as categorias
Ad de Bruijn (Países Baixos) – julga as categoria 1, 3 e 4
Charles Spijker (Países Baixos) – julga todas as categorias
Satu Hämäläinen (Finlândia) – julga todas as categorias
Thea Friškovec-Keller (Suíça) – julga todas as categorias
Para terminar, um bom motivo para os nossos leitores visitarem o Mediterranean Winner Show 2022?
Será um momento de festa do Clube Português de Felinicultura e, além do evento, iremos ter algumas surpresas para os expositores e público em geral.
Para saber mais informações, basta consultar o website oficial do evento:
https://mws2022.cpfelinicultura.pt/
NOTA: As Exposições Felinas seguintes irão realizar-se em Braga (12 e 13 de novembro) e em Santarém (3 e 4 de dezembro).