Ordem dos Médicos Veterinários assinala o Dia do Médico Veterinário e o Dia do Animal

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia do Médico Veterinário e o Dia do Animal, que se celebram a 4 de outubro, destacando as questões ligadas à saúde pública e a importância da atuação da Medicina Veterinária na defesa de “Uma Só Saúde” para todos.

A data é assinalada com a inauguração das novas instalações da sede da Ordem dos Médicos Veterinários, no Campo Grande, em Lisboa, que este ano completa 31 anos desde a sua constituição em Portugal.

O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro, no dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Esta é uma data para assinalar não só os problemas associados aos animais de companhia como às espécies ameaçadas de extinção, pela devastação ambiental ou falta de proteção, e sensibilizar para o respeito de todos os seres vivos que fazem parte do nosso ecossistema.

Celebrando em simultâneo o Dia do Médico Veterinário, a OMV destaca a evolução da profissão, as principais questões do setor e a importância dos Médicos Veterinários nas suas diversas áreas de atuação que vão desde a saúde e bem-estar animal, incluindo a clínica de animais de companhia, espécies exóticas, espécies pecuárias e equinos, bem como as áreas da tecnologia alimentar, inspeção sanitária, segurança alimentar e saúde pública, entre outras.

Estas são datas para celebrar também a importância de “Uma Só Saúde” e da ligação cada vez mais forte entre a saúde humana, ambiental e animal.

“Neste contexto, a profissão de Médico Veterinário extrapola o campo da saúde animal, pelo que deve ser considerado como um profissional de saúde que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo, exercendo um amplo papel na solução de desafios globais para a sociedade”, refere Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.

No balanço destes 31 anos da OMV, destaca-se a modernização e profissionalização da instituição, a defesa do exercício da profissão veterinária e dos interesses dos animais, nomeadamente, com a realização de estudos científicos, criação do programa Cheque Veterinário, iniciativas de apoio solidário e campanhas de sensibilização.

A redução do IVA nos Atos Médico-Veterinários, a aprovação do Ato Médico-Veterinário e o processo de licenciamento dos equipamentos radiológicos, têm sido alguns dos temas prioritários para a OMV que continuarão a ser debatidos, envolvendo o Governo e a sociedade.

“Iremos continuar a dar prioridade ao conceito de “Uma Só Saúde”, defendendo uma perspetiva integrada sobre temas transversais que envolvem o bem-estar humano, animal e ambiental e reconhecendo o amplo papel do Médico Veterinário. Uma só saúde, proteção ambiental e bem-estar animal, são assuntos de extrema importância para todas as áreas da profissão que a OMV irá acompanhar, para encontrar soluções sempre que possível e demonstrar o valor da comunidade veterinária como um bem público num mundo em mudança”, refere Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.

“Uma Só Saúde” (One Health) é uma abordagem integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas, e oferece oportunidades para um melhor planeamento, preparação e gestão de crises, partilhando conhecimento, abordagens baseadas na ciência, experiência e melhorando a colaboração interprofissional, essenciais para liderar a prevenção de zoonoses, conter a resistência antimicrobiana e prestar cuidados de saúde a humanos e animais.

“Qualquer vida é preciosa, está interligada, é interdependente e vital para alcançar um planeta saudável e habitável para as próximas gerações. A profissão de Medicina Veterinária está ciente deste princípio e tenta aplicá-lo no seu trabalho diário melhorando a saúde e bem-estar animal, a saúde pública, proteção ambiental, produção de alimentos, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”, destaca Jorge Cid.

EnglishFrenchPortugueseSpanish