À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, o Município do Porto decidiu suspender, temporariamente, os processos de adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) durante as duas últimas semanas do ano.
Concretamente, entre os dias 19 de dezembro e 9 de janeiro, como forma de evitar adoções por impulso e sensibilizar para a adoção responsável e consciente de animais de estimação.
De forma a passar a mensagem de que “um animal não é um presente”, o centro incentiva à reflexão e ponderação prévias para evitar problemas posteriores, como a devolução ou o abandono de animais causados pelas decisões precipitadas desta quadra.
Desde a sua criação, o CROA vem promovendo o bem-estar e a adoção responsável dos animais, através de campanhas de rua, visitas guiadas às instalações ou deslocações de equipas e de animais resgatados a centros de dia, de forma a chegar à população mais senior. A partir de janeiro, começam as atividades nas escolas do concelho.
Com capacidade para acolher cerca de 200 animais, o centro de recolha dispõe de 111 boxes para cães e 107 para gatos, entre serviço oficial e adoção.