O Município de Oeiras mantém a aposta no sistema Captura, Esterilização e Devolução ou Adoção (CED/A) de gatos silvestres, através da identificação, esterilização e monitorização das colónias, diminuindo o impacto de animais errantes dispersos pelo território.
Para cumprimento desta política, o Município de Oeiras conta com uma rede de cuidadoras devidamente credenciadas pelo Município, garantindo o cumprimento das boas práticas ao longo do processo de captura, esterilização e devolução/adoção, com supervisão constante da Unidade de Bem-Estar e Fiscalização Sanitária.
Estas colónias encontram-se certificadas, georreferenciadas e devidamente monitorizadas pelos serviços municipais.
Para proteção dos animais e com vista a garantir a salubridade dos espaços envolventes da colónia, o Município de Oeiras promoveu a colocação de abrigos devidamente identificados, instalados em espaços adequados aos mesmos, na salvaguarda da harmonia entre as colónias e o meio envolvente.
A certificação das colónias e das cuidadoras formais assegura todos os pressupostos de bem-estar, evitando situações que coloquem em risco a Saúde Pública, nomeadamente as que surgem pela alimentação indevida de animais na via pública, ou a instalação desadequada de estruturas precárias em espaço público.