Novo programa apoia a saúde mental dos Médicos Veterinários

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) criou um programa de apoio à saúde mental com o objetivo de promover o bem-estar dos Médicos Veterinários.

Este programa estruturado de bem-estar, destinado aos membros da Ordem, visa prevenir e mitigar situações de stress, ansiedade e burnout, comuns na atividade da Medicina Veterinária, promovendo igualmente o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

Para tal, a OMV criou um gabinete de prevenção de problemas de saúde mental, em parceria com a Workplace Options, uma empresa com experiência comprovada no apoio de pessoas e organizações em todo o mundo.

Através deste Programa de Apoio aos Membros, disponibilizado em todo o país, incluindo as Ilhas, os Médicos Veterinários têm acesso a apoio emocional (psicológico) e de bem-estar geral, contínuo, disponível 24 horas durante 7 dias por semana.

No âmbito deste programa, vai ser disponibilizada aos Médicos Veterinários uma app e website com conteúdos relacionados com o bem-estar, além de apoio prestado por psicólogos experientes telefonicamente ou videochamada e consultas de psicologia que poderão ser agendadas na zona de residência ou clínica.

O programa inclui ainda soluções de Mindfullness, para reduzir situações quotidianas que afetam o bem-estar (incapacidade de dormir, falta de concentração, stress, entre outras), de Manager Assist, para lidar com situações difíceis de gestão de equipas e de Life Coaching, que visa apoiar todos os membros na gestão de diversos temas, como a gestão de tempo e organização do trabalho que afetam o bem-estar, a saúde mental e, consequentemente, o exercício da atividade enquanto Médicos Veterinários.

Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, refere: “A profissão de Médico Veterinário é profundamente gratificante, mas implica um esforço físico e psicológico muito desgastante. O stress, burnout e outros problemas de saúde mental aumentaram muito nos últimos anos junto da classe Médico-Veterinária e com este programa pretendemos fornecer apoio contínuo para ajudar os membros a gerir a sua saúde mental e o seu bem-estar geral”.

A profissão de Medicina Veterinária apresenta níveis de stress e burnout dos mais elevados, quando comparada com outras profissões.

Encontra-se entre as que expõe um elevado nível de desgaste, agravado pelos últimos anos de pandemia, conforme demonstra o estudo VetsSurvey 2021 que analisou os níveis de stress na profissão Médico-Veterinária em todo o mundo, destacando que Portugal (87%) tem dos níveis mais altos.

EnglishFrenchPortugueseSpanish