Saúde mental dos Médicos Veterinários em debate no Vet Mental Summit

O primeiro evento exclusivo sobre saúde mental da comunidade veterinária em Portugal, Vet Mental Summit, tem a sua primeira edição no dia 14 de junho, em Lisboa.

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) é um dos intervenientes do debate sobre a saúde mental dos Médicos Veterinários que vai decorrer no Vet Mental Summit, a 14 de junho, no Vip Executive Art´s Hotel, no Parque das Nações, em Lisboa.

O Vet Mental Summit foi criado com o propósito de promover a saúde mental, e pretende tornar-se um evento anual, como mais uma ferramenta de ajuda à comunidade veterinária.

O programa promove a partilha de conhecimento entre profissionais da saúde mental e da medicina veterinária e apresentação de ferramentas que identifiquem os primeiros sinais de alerta e permitam contribuir para a prevenção de problemas.

Em destaque vão estar temas sobre gestão emocional, como melhorar a performance dos Médicos Veterinários enquanto profissionais de forma a evitar o declínio da sua saúde mental, gestão de turnos noturnos e como minimizar o impacto na saúde, burnout e fadiga por compaixão, bem-estar psicológico na comunidade veterinária, entre outros.

A conferência conta com a participação da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e a Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) que vão apresentar e debater as estratégias que estão a ser criadas pelas respetivas instituições para ajudar os profissionais de saúde animal.

Numa profissão com a maior taxa de suicídio, a prevenção de problemas de saúde mental tem sido um dos objetivos da OMV que criou um programa de apoio à saúde mental com o objetivo de promover o bem-estar dos Médicos Veterinários.

Este programa estruturado de bem-estar, destinado aos membros da Ordem e disponibilizado em todo o país, visa prevenir e mitigar situações de stress, ansiedade e burnout, comuns na atividade da Medicina Veterinária, promovendo igualmente o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

A profissão de Medicina Veterinária apresenta níveis de stress e burnout dos mais elevados, quando comparada com outras profissões.

Encontra-se entre as que expõe um elevado nível de desgaste, agravado pelos últimos anos de pandemia, conforme demonstra o estudo VetsSurvey 2021 que analisou os níveis de stress na profissão Médico-Veterinária em todo o mundo, destacando que Portugal (87%) tem dos níveis mais altos.

Mais informações e programa:
https://vetmentalsummit.pt/

EnglishFrenchPortugueseSpanish