Autarquia da Moita esterilizou 46 gatinhos de colónias de rua

No dia 30 de setembro, a Câmara Municipal, no âmbito do protocolo com a Associação Corações Errantes, procedeu à esterilização de 46 gatinhos de colónias de rua, provenientes das freguesias de Alhos Vedros, Moita e Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.

As esterilizações decorreram no gabinete veterinário da Câmara Municipal, no Matão, depois dos animais terem sido capturados de colónias de rua, identificados pelas associações, por cuidadoras das colónias, por munícipes ou pela Câmara Municipal.

Após o período de recobro, os animais são devolvidos às colónias pelas voluntárias da Associação Corações Errantes que desenvolvem o Projeto CED. Alguns desses animais não apresentam condições de ser devolvidos às colónias sendo, nesse caso, promovida a sua adoção.

A autarquia desenvolve, ainda, um importante trabalho em parceria com a Associação Bobi Flor, que promove, igualmente, um projeto de captura, esterilização e devolução de gatos de rua do concelho, encontrando se o gabinete veterinário da Câmara Municipal a assegurar as esterilizações.

É importante referir, que as esterilizações contribuem para o controlo do número de gatos errantes nos espaços públicos e fomentam a saúde e bem-estar dos animais e, consequentemente, a saúde pública.

EnglishFrenchPortugueseSpanish