Sesimbra instala abrigos para gatos

A Câmara Municipal instalou recentemente seis abrigos para colónias de gatos na Lagoa de Albufeira, Pedreiras, Maçã, Alfarim, Almoinha e Zambujal de Cima.

Um projeto em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas que prevê a instalação de um total de 14 destes abrigos.

A iniciativa, enquadrada no trabalho desenvolvido pelo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Sesimbra (CROAC), contribui para que os gatos assilvestrados, que vivem fora de um ambiente doméstico, se juntem numa mesma área, diminuindo o impacto da disseminação dos mesmos pelo território.

Com a colocação destes abrigos, o município contribui para a salubridade dos espaços das colónias e vê facilitada a captura destes animais para esterilização, ao abrigo do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), que tem como objetivo controlar a população felina, que é controlada e alimentada por cuidadores sinalizados do concelho com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, por via do Gabinete Médico Veterinário.

Os gatos assilvestrados são animais que vivem na natureza, de forma independente. São menos sociáveis que os gatos domésticos e não podem ser adotados ou mantidos como animais de companhia. Os Centros de Recolha não podem mantê-los fechados, porque as suas instalações não respondem às necessidades e comportamento destes animais.

EnglishFrenchPortugueseSpanish