A corporação de bombeiros de San Bernardino County Fire e a equipa do Department of Fish & Wildlife da Califórnia resgataram um puma que se encontrava no cimo de uma árvore junto a uma residência privada, na cidade de Hesperia.
O caso ocorreu no sábado passado, dia 16 de fevereiro, o dono da residência apercebeu-se do animal quando estava a trabalhar no quintal e contactou imediatamente as autoridades.
O resgate está relatado na página de Facebook da corporação de San Bernardino County Fire. Ao chegarem, os bombeiros depararam-se com um grande puma (mountain lion) empoleirado no ramo de uma árvore a cerca de 15 metros de altura. Foi estabelecido um perímetro de segurança e uma estratégia para retirar o puma em segurança, o que envolveu o uso de tranquilizantes pela equipa da Fish & Wildlife.
Depois de tranquilizado, os bombeiros aproximaram-se do animal usando uma escada. O puma foi colocado num arnês e descido em segurança para o solo, onde foi avaliado por um biólogo da Fish & Wildlife.
“É comum os pumas jovens vaguearem fora do que é considerado o seu habitat natural na tentativa de estabelecer o seu território”, explica o biólogo Kevin Brennan da Fish & Wildlife.
Rick Fischer, da Fish & Wildlife, realçou que sem a ajuda dos bombeiros teria sido dificil retirar o animal em segurança, e que embora o ataque a humanos seja raro, há relatos de ataques de pumas a animais de companhia e gado. “Deixar o puma na árvore não era seguro para a comunidade”, conclui Fischer.
Depois de recuperar a consciência, o puma foi libertado em segurança num local adequado.
Fotos: California Department of Fish & Wildlife