Há uma nova força policial em Lisboa: a “Patrulha Gato”

Há uma nova força policial em Lisboa: a “Patrulha Gato”, um projecto lançado em parceria entre a Associação Animais de Rua, a Provedoria dos Animais de Lisboa e a Casa dos Animais de Lisboa.

Dia 17 de fevereiro foi aprovado pela o Câmara Municipal de Lisboa o programa “Patrulha do Gato”, recomendado em dezembro de 2018 pela Provedora Municipal de Lisboa e que será agora implementado o âmbito do Protocolo entre o Município de Lisboa e a Animais de Rua, iniciado em 2013.

Este programa visa a realocação de colónias de gatos em risco ou de felinos capturados que, devido à sua condição de saúde, devem viver num ambiente mais controlado, melhorando a sua condição de vida e dos restantes gatos silvestres.

Os gatos serão realocados em áreas com intensas queixas da presença de roedores de forma a “patrulharem” estas áreas e combaterem os ratos e ratazanas na cidade. Se este método funcionar, acredita-se que possa ser implementado noutras cidades.

A provedora dos Animais de Lisboa, Marisa Quaresma dos Reis, explica em comunicado que, “além de ser um método extremamente eficaz no afastamento de ratos”, é “uma solução muito pedagógica e com grande potencial de sensibilização junto da comunidade”.

Já a presidente da Associação Animais de Rua, Maria Pinto Teixeira, destaca a importância da “Patrulha Gato” para o “controlo da presença de outras espécies cuja população possa implicar riscos para a saúde pública”.

EnglishFrenchPortugueseSpanish