Mike Wilson e Megan Hanneman, um casal de Michigan (EUA), têm uma empresa que produz mobiliário de parede para gatos, Catastrophic Creations, concebida para promover a atividade de gatos que vivem exclusivamente em casa (indoor cats).
O casal já tinha dois gatos que os ajudava a testar as suas ideias de mobiliário e a perceber as suas preferências. Um dia decidiram juntar mais um gato à família e foram até à Associação de Proteção Animal local conhecer os gatos que estavam para adoção. Nessa visita o seu olhar recaiu num gigante gentil chamado Bronson.
Quando sairam de lá não conseguiram deixar de pensar na ideia de adotar Bronson e ajudá-lo a perder o peso extra que tinha. Voltaram no dia seguinte e ficaram a saber que o seu dono tinha falecido. Bronson tinha cerca de 15 kg (33 pounds) e apenas 3 anos. Na Associação suspeitavam que o dono deveria ser idoso e talvez o alimentasse com os restos das refeições.
Bronson revelou-se um gato carinhoso e doce. Tem a caraterística de ser polidactil, ou seja, tem dedos extra e os polegares muito pronunciados.
Depois de ser adotado, os novos donos marcaram uma consulta no médico veterinário para fazer um check-up ao seu estado geral e delinearem uma estratégia de perda de peso. No caso de gatos obesos é muito importante que a perda de peso seja lenta ou podem adoecer com lipidose hepática felina (fígado gordo), uma doença que pode ser fatal.
O processo de perda de peso teve início em abril de 2018 e desde então o seu regime alimentar e de exercício já foram alterados algumas vezes. O objetivo é perder cerca de 450 gramas (1 pound) por mês. A pesagem mais recente foi a 24 de fevereiro e pesava 12,2 kg (27 pounds).
Os donos de Bronson vão partilhando o seu dia-a-dia na sua conta de Instagram – I Am Bronson Cat – que já tem 180.000 seguidores.