As unhas são uma ferramenta imprescindível para os gatos, que as usam para agarrar as suas presas (incluindo os seus brinquedos), para se defender de outros gatos (ou do dono que lhe quer dar um medicamento) e para trepar a locais elevados que lhe permitam vigiar o seu território, o resto do tempo mantém as unhas escondidas debaixo da pele.
Uma das formas de evitar arranhões nas nossas mãos e na mobília lá de casa é manter as unhas cortadas, habituando o gato a esta manipulação desde pequenino.
Uma alternativa, é colocar sobre as suas unhas, uma unha postiça ou artificial, ou seja, uma capa transparente ou colorida, feita de um polímero muito suave e leve, de modo a não incomodar o animal, que pode caminhar, estender as suas garras e inclusive arranhar com normalidade.
Como se coloca? Corta-se a ponta da unha natural, enfia-se a capa na unha com uma cola especial, que é inofensiva para o gato. Esta permanece cerca de 6 semanas até que o crescimento natural da unha solte a capa.
Estas capas estão desenhadas para não interferir na extensão e retração normal das unhas. No entanto, só devem ser colocadas em gatos de casa, sem acesso ao exterior, pois diminui as defesas dos gatos que saem para a rua.
Duas marcas com muita aceitação são a Soft Claws e Soft Paws, ambas disponíveis para gatos e cães, homologadas e com a garantia do “The Paw Project” uma iniciativa que pretende sensibilizar e educar o público sobre a prática cruel de ablação. Este projeto também trabalha na reabilitação de grandes felinos (como leões e tigres) que sofreram ablação nos circos.