O gato é um carnívoro muito gourmet

Quando digo, e insisto, que os gatos são carnívoros estritos ou super carnívoros, estou a falar de um regime alimentar exigente e particular. E, no caso do gato, para além de um estilo alimentar, ser carnívoro é também um estilo de vida!

Ser carnívoro estrito significa uma adaptação do organismo do gato a um regime alimentar em que a carne é o principal ingrediente. Só através da carne (ou peixe) o gato é capaz de satisfazer as suas necessidades em alguns nutrientes essenciais, nomeadamente, aminoácidos com a taurina e a arginina.

É por esta razão que fabricar rações vegetarianas para gatos é difícil e segundo alguns nutricionistas veterinários está mesmo desaconselhado.

As rações comerciais, que vulgarmente chamamos de “croquetes” (comida seca), têm na sua composição uma elevada percentagem de cereais, por isso temos que ter atenção e preferir alimentos ricos em proteína de origem animal.

Habitue-se a ler o rótulo, na composição verifique se o primeiro ingrediente é carne ou peixe, e qual a percentagem que tem de proteína na composição analítica.

 

Perca 5 minutos, vá buscar a embalagem de comida seca que tem em casa, e na parte do rótulo que diz composição veja qual o ingrediente que vem em primeiro lugar. É carne ou peixe? Ótimo!

A seguir na parte que diz composição analítica veja a percentagem que tem de proteína. Tem perto de 40% de proteína? Ótimo!

Com estas duas indicações vai conseguir ser um consumidor mais informado e escolher um alimento que melhor suprime as necessidades do seu pequeno felino. Em casos particulares o seu médico pode especificamente indicar outro tipo de alimento.

Vantagens da alimentação húmida
São essencialmente duas as razões pelas quais deve dar diariamente alimentação húmida ao seu gato. Por um lado, pelo facto de ser mais rica em proteína de origem animal (tem menos cereais). Por outro, pela quantidade de água que tem.
É fácil perceber que comer um alimento hidratado é mais saudável e mais próximo da alimentação natural dos gatos (que é à base de animais vivos e, como tal, muito rica em água).

Os gatos são neofóbicos no que se refere à alimentação
Os gatos são fixativos no seu regime alimentar, ou seja, não gostam de mudanças. Mais uma vez, tem tudo a ver com sobrevivência: se comi e não morri, então posso comer outra vez!
Na natureza, um novo alimento pode colocar a vida do gato em perigo. A parte boa da questão, é que este comportamento faz com que os gatos sejam menos atreitos a envenenamentos, do que, por exemplo, os cães; a parte menos boa é que é difícil que comam o que nós queremos!

De pequenino… se experimenta com mais facilidade
É muito importante que habitue o seu gato, desde bebé, a diferentes texturas (seco, mousse e pedaços) e diferentes sabores. Assim, em adulto, sempre que precisar de mudar a alimentação não terá tanta dificuldade. Deste modo, a probabilidade de ter um gato neofílico (que gosta de experimentar novos sabores e/ou texturas) é grande.
Os gatos que vivem na rua são frequentemente neofílicos no seu regime alimentar, ao contrário dos gatos de casa que tendem a ser neofóbicos.

Os gatos que vivem na rua são frequentemente neofílicos no seu regime alimentar, ao contrário dos gatos de casa que tendem a ser neofóbicos.

 

Introdução de novos alimentos
No que respeita à introdução de novos alimentos eis algumas regras que se devem respeitar:
» Não misture o alimento novo com o velho, faça-o sempre em comedouros separados;
» Comece por colocar menos do alimento novo e vá aumentando a quantidade de modo a que a mudança seja progressiva;
» Evite mudar a alimentação durante uma fase de doença que seja acompanhada de dor ou náusea, para que o seu gato não associe a nova alimentação a uma situação desagradável.

Lembre-se que, para um gato, a textura é mais importante que o sabor. Ou seja, é difícil introduzir alimentos húmidos a um gato que sempre comeu secos, mas se variar sabores dentro da mesma textura há muitos gatos que agradecem.

Comecei por dizer que ser carnívoro é mais do que um regime alimentar, é um estilo de vida, porque está intimamente ligado à caça! Lembre-se de usar comedouros interativos, está assim a ir de encontro a um dos prazeres do gato que é caçar!

Voltamos em julho com a Dica:
Queres falar comigo? Então olha bem para mim!
Até lá bons momentos felinos.

Por: Maria João Dinis da Fonseca
Artigo gentilmente cedido pelo Grupo Hospital do Gato

EnglishFrenchPortugueseSpanish