Áspera! Arrepiante! São dois dos adjetivos que bem podem descrever a língua dos nossos gatos.
Este órgão de aspeto peculiar é responsável por diversas funções no dia-a-dia dos pequenos e grandes felinos. Apresenta na sua superfície umas estruturas cobertas por queratina – as papilas – todas curiosamente orientadas para a parte posterior da boca. Vistas com grande ampliação, quase que parecem umas garras!

A superfície da língua está coberta pelas papilas, que estão orientadas para a parte posterior da boca.
Curiosidades sobre a língua do gato:
» O aspeto anatómico da língua destes pequenos predadores facilita a separação da carne dos ossos das presas durante a caça.
» A língua é responsável pela ingestão de água, enquanto na maioria das outras espécies esta ação é promovida pelos lábios.
» Favorece a autolimpeza desta espécie tão obcecada pela própria higiene, permitindo a remoção de impurezas do pelo, de parasitas e a ingestão de pelo morto.
» Ajuda no estabelecimento de laços entre os da mesma espécie, quer sejam bebés ou adultos, e até mesmo com outras espécies diferentes (nas quais estamos felizmente incluídos).
» Consta também que, como noutras espécies, este órgão também é responsável pela deteção do sabor dos alimentos, mas, a grande peculiaridade dos felinos, é que não consegue identificar o sabor doce, tendo preferência pelos alimentos salgados.
Por: Cátia Oliveira, Médica Veterinária
Espaço Gato – Clínica Veterinária