A estátua do gato “Tombili”

“Tombili”, que em turco quer dizer “gordinho”, era conhecido e apreciado por todos em Ziverbey, na cidade de Istambul (Turquia).

Em 2016, este ficou famoso quando uma fotografia sua em que aparecia reclinado no banco foi partilhada mundialmente nas redes sociais.

“Tombili” faleceu nesse mesmo ano, em agosto, e foi feita petição, que reuniu 17.000 assinaturas, a pedir que fosse colocada uma estátua em sua memória, no mesmo sítio, na mesma posição. A peça foi feita por um escultor local, Seval Sahin.

A sua inauguração em 4 de outubro de 2016, Dia Mundial do Animal, foi noticiada na televisão turca, e a estátua tornou-se visita obrigatória para quem gosta de animais, especialmente gatos, sendo frequente deixarem velas, comida e flores em sua memória.

O amor das pessoas de Istambul por gatos está bem documentado e a cidade é lar de milhares de gatos que são bem cuidados pelos locais.

Há um dito turco que diz: “Se matar um gato, tem de construir uma mesquita para conquistar o perdão de Deus”. Este terá origem numa lenda associada ao Profeta Maomé e à sua gata “Muezza”. Dizem que um dia a gata adormeceu sobre a sua túnica e que este cortou a manga para não a incomodar. Numa outra versão, a gata salvou Maomé de uma cobra.

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish