Sabia que… os lírios são tóxicos para os gatos

Os lílios ou lírios são extremamente tóxicos para gatos e não é apenas a flor, mas também o caule e o pólen. Por exemplo, basta o gato cheirar o pólen do lírio para ficar gravemente intoxicado.

Normalmente, o gato evita comer qualquer coisa que possa fazê-lo sentir-se doente. Os gatos são muito sensíveis a sabores amargos e a maioria das substâncias que lhes são tóxicas são amargas.

A intoxicação por lírios provoca uma insuficiência renal aguda muito grave, frequentemente irreversível, que pode levar à morte do gato.

Os sinais clínicos surgem entre 6 a 12 horas após a ingestão e incluem: vómitos, perda de apetite, debilidade ou letargia, taquicardia ou pulso irregular, desorientação e convulsões.

Lírio é o nome dado às flores do género Lilium L. da família Liliaceae, sendo que existem mais de 100 espécies deste género.

Além dos lírios há outras plantas que são tóxicas para os gatos, por isso, por uma questão de precaução, é melhor não ter estas em casa, nem no jardim.

Cuidado com: Visco-branco, azevinho, heras, estrelas-de-natal (poinsétia), cíclames, glicínias, rododendros, ervilhas-de-cheiro, tomates e lírios!

Nunca tenha lírios em casa, nem ofereça nenhuma das plantas acima referidas a quem tem gatos.

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish