Primeiro registo nacional de animais com cancro

Será lançada a 6 de dezembro uma Plataforma pioneira que vai permitir compreender qual a frequência e a distribuição dos tumores em todo o país e estudar fatores de risco em animais de companhia.

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) preparam-se para lançar a Vet-OncoNet (Veterinary Oncology Network), uma plataforma online que pretende reunir informação sobre neoplasias presentes em animais de companhia e criar um registo oncológico animal a nível nacional.

A Vet-OncoNet vai ser oficialmente lançada no dia 6 de dezembro, pelas 10h30, no Salão Nobre do ICBAS, numa sessão aberta a todos os interessados na área da Oncologia Veterinária. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição para o e-mail: condir@icbas.up.pt

De acordo com João Niza Ribeiro, docente no ICBAS e membro da Direção do ISPUP, esta plataforma pioneira em Portuga tem o objetivo de “agregar informação epidemiológica, de diagnóstico e clínica relacionada com a oncologia veterinária”. Espera-se deste modo “fornecer dados importantes para a Saúde Animal, Humana e Ambiental”.

“Com a informação que a plataforma vai reunir, pretendemos compreender melhor qual a frequência e a distribuição dos tumores em todo o país e estudar fatores de risco em animais de companhia. Algo que até agora não era possível, porque não existia um registo nacional dos casos de tumores em animais”, explica.

Os médicos veterinários, proprietários de animais e laboratórios de diagnóstico veterinário têm um espaço próprio na plataforma para submeterem informação. “No caso dos médicos veterinários serão dados relativos a cada caso oncológico que atendem e, no dos proprietários de animais, será informação sobre o dia a dia do seu animal de companhia”, nota Katia Pinello, docente no ICBAS e investigadora associada ao projeto.

A plataforma tem subjacente o conceito de “One Health” (“Uma Saúde”), que reconhece que a saúde humana, animal e dos ecossistemas está interligada. “Uma vez que os animais de companhia partilham ambientes com os seus detentores, o infortúnio de desenvolverem uma doença oncológica pode constituir sinal de alerta para um risco acrescido, potencialmente evitável se for detetado precocemente”, refere Augusto de Matos, docente do ICBAS.

“Acreditamos, por isso, que esta plataforma será um meio bastante eficaz para a pesquisa e prevenção do cancro”, sublinha.

“Além disso, queremos ser uma rede aberta à colaboração com outras Instituições de Ensino de Medicina Veterinária. A UTAD, por exemplo, já manifestou interesse em ser parceiro institucional desta rede”, concluem os investigadores.

Fonte: Universidade do Porto

EnglishFrenchPortugueseSpanish