Funchal | Município adquire material veterinário e apela ao não abandono

A Câmara Municipal do Funchal mantém-se empenhada em salvaguardar a Causa Animal mesmo durante a atual crise de saúde pública que a Região enfrenta e procedeu, esta semana, à aquisição de material médico-veterinário para o Centro de Recolha Municipal do Vasco Gil, no valor de 20 mil euros.

A compra inclui vacinas e desparasitantes diversos para cães e gatos, a par de vários outros medicamentos e equipamentos, tais como, microchips, seringas e agulhas.

O Presidente Miguel Silva Gouveia sublinha que “é importante não nos esquecermos, neste momento, das necessidades dos nossos animais. O Centro de Recolha do Vasco Gil continua em funcionamento e esta é uma forma de garantirmos que tem condições para fazê-lo nos próximos meses.”

Recordando que a Autarquia dinamizou, no verão passado, a sua 1ª campanha municipal contra o abandono animal, o Presidente reforça ainda que “temos todos, enquanto comunidade, de ter presentes não só os direitos dos animais, como os deveres a que estão sujeitos todos os seus portadores. Perante a situação que vivemos, impõe-se, por isso, reforçar a mensagem de que, para além dos animais fazerem parte da família, estes não são transmissores de COVID-19, pelo que não pode haver desculpas para abandoná-los nesta altura.”

Desde que o atual Executivo se encontra em funções, a Câmara Municipal do Funchal já investiu cerca de 1,2 milhões de euros na Causa Animal, sendo de recordar medidas emblemáticas como o facto de o Funchal ter sido a primeira Autarquia da Região a implementar o fim da eutanásia para animais errantes, a afetação de um médico veterinário de forma permanente aos serviços do Município, a abertura de um Centro Municipal de Esterilizações ou as importantes obras no Canil Municipal da Vasco Gil.

O ano de 2019 ficou marcado pela criação de um Gatil Municipal nas instalações da Vasco Gil, de um Dog Park nos Jardins da Ajuda e pela aquisição de uma nova carrinha devidamente equipada para recolha de animais.

 

Partilhar