Município de Esposende capacita mais Bombeiros para socorro a animais

No âmbito do Plano Estratégico para o Bem-estar Animal, o Município de Esposende, através do Gabinete de Proteção Animal e Veterinária, realizou uma formação de socorro a animais feridos destinada aos Bombeiros Voluntários de Fão.

Por esta via, foi possível reforçar esta equipa com mais 8 elementos, aumentando, assim, a sua capacidade de resposta a este tipo de ocorrências.

Com esta ação é reforçada a colaboração entre as entidades envolvidas, assim como com todas as outras entidades previamente protocoladas, nomeadamente, com a Associação Animal de Esposende, a MIACIS – Proteção e Integração Animal, a Ordem dos Médicos Veterinários e as Clínicas Veterinárias do concelho, permitindo a continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido.

De salientar que, no corrente ano e até ao momento, no universo de mais de 300 ocorrências registadas, há a registar mais de 100 animais adotados e uma melhoria significativa na capacidade de resposta às solicitações.

Nesse contexto, o compromisso assumido pelo Município de Esposende para a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) irá permitir a progressão do trabalho desenvolvido, bem como o desenvolvimento de projetos, quer ao nível educacional quer social.

Devido às contingências resultantes da pandemia da COVID-19, nomeadamente, no que se refere à realização de eventos públicos, não foi possível ao Município assinalar o Dia Mundial do Animal, que se comemora a 4 de outubro, com ações visíveis publicamente, contudo, o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária continua em plena ação, tendo como principal foco as premissas assumidas no Plano Estratégico para o Bem-estar Animal, designadamente a promoção do bem-estar animal, o incentivo à adoção responsável e a melhoria das condições de interação entre pessoas e animais.

 

Partilhar
EnglishFrenchPortugueseSpanish