Palmela instala novos abrigos para gatos

A Câmara Municipal de Palmela concluiu, no início deste mês, a instalação de mais dois abrigos no âmbito do Projeto “Animais da Comunidade”: na Rua António Santos Jorge, junto à Escola Básica n.º 1, em Pinhal Novo e em Quinta do Anjo, junto ao mercado municipal.

O abrigo instalado em Pinhal Novo pretende albergar, entre outros, os felinos que são alimentados junto ao portão da escola, centralizando, neste espaço, todos os animais, criando maior conforto e evitando a proliferação de alimento na zona. A autarquia já esterilizou, naquele local, 6 felinos e continua a fazer capturas para mais esterilizações.

O abrigo colocado junto ao Mercado Municipal de Quinta do Anjo visa acolher os inúmeros felinos que se encontram num espaço comum a diversas habitações, sendo que a autarquia já esterilizou, naquele local, cerca de 15 animais.

Recorde-se que, desde o início do projeto, em 2018, foram já instalados 10 abrigos no Concelho de Palmela, distribuídos por Pinhal Novo, Cabanas, Quinta da Asseca, Lagoinha, Brejos Carreteiros e Golf do Montado.

São equipamentos em madeira tratada, com vários compartimentos que permitem aos animais circular e pernoitar no interior e com compartimento próprio, fechado, para colocação dos alimentos. Cada abrigo tem também uma vedação (cerca de madeira), que permite delimitar o espaço afeto aos animais, com um portão para acesso das/os cuidadoras/es.

Só nestas colónias, no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) promovido pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), a Câmara Municipal já esterilizou um total de 122 felinos.

Para dar continuidade ao projeto, a autarquia pretende instalar, ainda durante o primeiro semestre deste ano, mais dois equipamentos, na Lagoinha e em Palmela.

A instalação de abrigos para gatos insere-se numa política mais ampla do Município de Palmela, de promoção e salvaguarda do bem-estar animal, um caminho que a autarquia tem vindo a percorrer e a cimentar ao longo dos anos e que passa, também, pelo apoio a associações de proteção animal, pelo investimento em campanhas de sensibilização e adoção, pela realização de ações CED e pelo reforço do CROA.

Objetivos da instalação dos abrigos:
• Sensibilizar a população, em geral, para as boas práticas ambientais e de proteção a animais errantes;
• Proporcionar maior segurança para os animais, transeuntes e automobilistas;
• Manter equilibradas e controladas as populações de animais errantes;
• Promover boas práticas ambientais e de proteção aos animais;
• Promover melhor saúde pública, controlando pestes e desratizações;
• Proporcionar a interação da população, nomeadamente crianças, com os habitantes do abrigo;
• Requalificar e embelezar os espaços públicos.

ARTIGOS RELACIONADOS
» Palmela | Município instala mais 3 abrigos para gatos