Município da Maia vai continuar a esterilizar gatos de rua

A Câmara Municipal da Maia renovou o protocolo com a Associação Animais de Rua no âmbito do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), continuando um trabalho iniciado em 2019.

A Associação Animais de Rua procede à captura dos gatos de uma colónia, à sua esterilização, identificação e desparasitação, devolvendo-os posteriormente ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são encaminhados para adoção.

Desde setembro de 2019, data do primeiro contrato de Concessão de Benefício Público entre o Município e a Associação Animais de Rua, foram esterilizados 585 felinos, provenientes de mais de 50 colónias espalhadas pelo concelho.

Na assinatura da renovação do protocolo, António Silva Tiago destacou a importância deste programa para combater “a existência de numerosas colónias de gatos errantes, ainda não esterilizados, em várias zonas do concelho” que “para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos animais, causa vários problemas associados à reprodução descontrolada, ruídos e odores”.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia sublinhou ainda que “o acompanhamento que é dado aos animais e o encaminhamento para adoção dos mais dóceis ou das crias é um exemplo de uma intervenção humana e bem-feita”.