Município de Gondomar aprova Programa CED

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, a 16 de setembro, a proposta do Executivo para a implementação do Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) nas cerca de 40 colónias de gatos identificadas no concelho de Gondomar.

A existência de um elevado número de gatos errantes não esterilizados em várias zonas do concelho, além de prejudicial ao seu próprio bem-estar, pode causar distúrbios no espaço público, associados à sua elevada reprodução, como problemas ligados a ruídos e odores.

Assim, o Programa CED tem como objetivo controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados e os focos de insalubridade no concelho, garantindo um maior controlo sanitário das populações felinas e contribuindo para um maior sentimento de segurança pública.

O Programa, levado a cabo pelo Município de Gondomar, contará com a estreita colaboração de duas associações zoófilas – a Associação Animais de Rua e a Associação Causas de Caudas -, por meio de um Protocolo de colaboração assinado entre as três partes.